sábado, 26 de julho de 2008

Grupo G10 desenvolve projeto de seqüestro de carbono para neutralizar emissões


O grupo G10 foi a primeira instituição de ensino de Santa Maria, e provavelmente do Rio Grande do Sul a perceber a necessidade da compensação das emissões de carbono durante suas atividades neutralizando seus efeitos através do plantio de árvores.
A quantificação das emissões de carbono é baseada em pesquisas realizadas por várias instituições de ensino superior, considerando fatores como número de pessoas, utilização de veículos e produção de lixo. Considerando os tipos de eventos realizados pelo G10 (aulas, aulões, etc...), chegou-se a um número de 2 árvores por participante.
A responsabilidade social e ambiental é o carro chefe do grupo G10 para esse ano, e várias ações já vem sendo feitas nesse sentido. No Colégio G10 existe um programa de coleta seletiva de lixo, e nos aulões pré-prova do vestibular da UFSM de 2008 a arrecadação de litros de leite foi suficiente para beneficiar três instituições. A primeira ação referente a neutralização das emissões de carbono foi o aulão de revisão para o vestibular de inverno da UNIFRA de 2008. Cada participante contribuiu com a aquisição de 2 mudas de árvores nativas, para posterior plantio
Para efetivar as ações. O grupo G10 fechou uma parceria com a FEPAGRO (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), que fornecerá todas as mudas de árvores necessárias, e com a ONG APEDAC (Associação Padre Daniel Cargnin), que realizará o plantio. Segundo a Sr(a). Tânea Maria Franchi, a associação realiza trabalhos em várias cidades da região central do RS objetivando a recuperação ambiental e melhorias na qualidade de vida da população.
O principal objetivo do grupo G10 é fomentar ações que visem preservar o meio ambiente. Outras ações virão e contamos com o apoio e a participação de todos para fazermos um mundo cada vez pais saudável.

Nenhum comentário: