segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pra semana farroupilha!

Muitos de nossos amigos são os gaúchos conhecidos por nós como "setembrinos", ou seja, lembram que são gaúchos apenas em setembro, no mês farroupilha. Mas é dando uma de setembrino que paro pra lembrar um pouco das coisas do Rio Grande.
Hoje, no Colégio Coração de Maria, realizou-se mais uma edição do Sarau Mineral. Pra quem não conhece, é um evento, que vem sendo realizado desde o ano passado, e tem como organizador o professor Alexandre Flores, de literatura. Nessa edição, o tema não podia ser outro: escritores regionalistas gaúchos.
O evento contou com as ilustres presenças da prof.(a) Simone, de História e dos alunos Pedro Augusto Barboza e Felipe Ugalde.


O tema me levou prum caminho que gosto muito, e me lembra uma terra querida, onde fiz muitos amigos e levo uma saudade enorme: São Luiz Gonzaga.
São Luiz é conhecida como "terra dos payadores", principalmente devido a eminência da figura de Jayme Caetano Braun, indiscutivelmente um ícone do folclore gauchesco.
O payador é um repentista, geralmente acompanhado de milonga. A payada é um repente em décima, em redondilha maior e com as rimas entrelaçadas. Achei um vídeo antigo, cosa rara, de Jayme declamando uma de suas obras primas: bochincho!

Outra pérola encontrada, foi Cenair Maicá, com o Baile do Sapucay. Autêntico ao extremo! Divirtam-se