9,5 mil estudantes de todo o país farão uma parte do exame novamente às 13h.
Por meio de telegramas, mensagens de celular e e-mails, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convidou 9,5 mil estudantes de todo o Brasil a refazer parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje, às 13h.
Ainda não se sabe quantos dos convidados – sendo que quatro são da região central do Estado e devem fazer provas em Santa Maria e em Júlio de Castilhos – atenderão ao chamado. Segundo o instituto, os alunos não são obrigados a aceitar o convite. Quem não for hoje, terá corrigido o exame anterior.
A primeira aplicação do exame – realizada com 3,3 milhões de alunos nos dias 6 e 7 de novembro –, revelou uma grande dor de cabeça para o Ministério da Educação (MEC). No primeiro dia de provas, o caderno de questões amarelo, que continha perguntas sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, trazia erros de impressão e montagem. Em alguns, faltavam questões, em outros estavam repetidas. É essa prova que o Inep irá refazer agora.
O problema foi registrado em ata, o que permitiu que o consórcio Cespe/Cesgranrio fizesse um pente- fino nos 116.626 locais de prova e identificasse possíveis prejudicados. O método de identificação não é à prova de falhas. O MEC admitiu que pode ter chamado alunos para novo exame sem necessidade, dado ao preenchimento indevido da ata de sala por parte dos fiscais. Em nota, o órgão afirmou que “os estudantes que, por qualquer motivo, foram convidados e não tiveram problemas com a prova amarela, ou realizaram provas de outra cor, devem simplesmente desconsiderar o convite”.
Do grupo convocado, a maioria vive no Paraná e em Santa Catarina, que contabiliza 60% dos convidados para a nova prova. Ao todo, o exame será reaplicado em 17 Estados.
Na região – Em Santa Maria, as provas do Enem devem ser aplicadas para apenas dois alunos, na Escola Estadual Cilon Rosa. Segundo o diretor do colégio, Cesar Souza, todo o bloco 1 (com entrada pela Rua Appel) foi reservado para o exame. Outros dois alunos devem fazer a prova na Escola Júlio de Castilhos, em Júlio de Castilhos. No colégio, as aulas foram antecipadas para sábado, para que toda a escola estivesse liberada para o Enem.
Na UFSM – A universidade deve usar 20% da nota do Enem no cálculo da média final da classificação do vestibular desde que o Inep disponibilize os escores brutos das provas objetivas dos candidatos até o dia 31 de dezembro.
O reitor da UFSM, Felipe Müller, estará em Brasília esta semana e deve buscar uma confirmação de que esses dados serão liberados em tempo hábil. Caso contrário, a universidade pode desistir de usar o exame na seleção.
Fonte: Diário de Santa Maria, 15/12/10. Tatiana.dutra@diariosm.com.br
How Safe are Free Online Dating Services?
-
Online dating services have revolutionized the old concept of dating.
Instead of going out in a blind date with someone whom you barely know,
more single m...
Há 9 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário