sábado, 16 de julho de 2011

Universidades federais querem organizar Enem

.
Durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, em Goiânia, os reitores das universidades federais brasileiras afirmaram que desejam participar do processo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A demanda foi proposta durante a mesa redonda “O Enem e os desafios para o acesso à universidade pública”, que contou com a participação da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman. O Inep é o órgão responsável pela aplicação da prova no país inteiro.
O reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Helgio Trindade, acredita que a regionalização da prova diminuiria os sucessivos erros que obriguem a uma reaplicação do exame, como ocorreu nos últimos dois anos em razão de roubo de provas e problemas de impressão. O reitor acrescenta também que a responsabilidade de apenas um consórcio aplicar a prova traz preocupação.
Os demais reitores presentes afirmaram que as universidades possuem conhecimento para promover a regionalização dos exames e aplicá-los em todas as regiões.
A presidente do Inep defende que não é possível transferir a responsabilidade do Enem para as universidades federais. Entretanto, ela adianta que pretende propor a criação de uma rede no país para que as instituições possam acompanhar a aplicação da prova e garantir a idoneidade do exame, segundo o jornal Folha de São Paulo.
Você acredita que regionalizar a aplicação da prova pode resolver os problemas o Enem?
Fonte: www.clicrbs.com/vestibular

Nenhum comentário: