quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENQUETE - Qual seria a melhor forma de ingresso na UFSM

Todos precisamos compreender como as mudanças nos processos de ingresso no ensino superior impactam a vida do vestibulando. As opções parecem ser muitas e muitas vezes o estudante não sabe qual a melhor opção.
Outras vezes essa opção não existe, pois para quem deseja uma universidade específica é necessário adequar-se ao seu processo seletivo.
A UFSM usará pela primeira vez um processo que envolve o vestibular tradicional e o ENEM. Gostaríamos de saber a sua opinião sobre o assunto: Se você acha que o processo tradicional é o melhor; se essa união do vestibular com o ENEM parece atrativa; ou ainda, se somente a utilização do ENEM, sem o processo de vestibular seria melhor!
Vota aí, queremos saber a tua opinião!

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Professor Rosito!
Venho manifestar a minha opinião, de que o ingresso nas universidades federais deveria ser SOMENTE pelo ENEM. Primeiro porque não há razão para existir uma prova em cada instituição federal já que existe um exame à nivel federal que serviria perfeitamente para ingresso nessas instituições, ou seja, os vestibulares em si são apenas mais uma fonte de arrecadação de dinheiro. Segundo porque o ENEM é um exame que exige do aluno não apenas o conhecimento específico do conteúdo, mas um conhecimento geral e social aplicado nestes conteúdos; exige que o aluno esteja conectado com o que acontece com o mundo e mais que isso, que tenha uma opinião crítica sobre a sociedade em que ele vive. Exige, também, maior raciocínio, sensibilidade e muita atenção durante a prova, que é bem extensa e exaustiva. Enfim, acho que o ENEM está mais de acordo e com maior coerência para quem quer ingressar em uma instituição pública federal.

Rosito Zepenfeld Borges disse...

Muito legal o comentário! Me manda teu e-mail e o texto que gostaria de publicar no blog! Muito interessante tua argumentação! E muito obrigado por participar!