domingo, 9 de outubro de 2011

ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se consolida como uma das principais formas de acesso às universidades federais. Mas muitos estudantes e professores ainda se perguntam quais as diferenças entre o exame e os vestibulares tradicionais.
Para a professora Roselane Costella, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a particularidade do Enem está na necessidade de todas as questões, mais a redação, obedecerem aos eixos cognitivos definidos pelo Ministério da Educação (MEC). São as competências que o aluno deve demonstrar ao fazer a prova, como capacidade de interpretação e leitura.
– Existem vestibulares excelentes, mas que não são totalmente pautados por essas habilidades. Algumas questões só cobram conteúdos – avalia.
Especialistas discordam que a proposta do Enem seja tão distinta dos demais processos seletivos. É importante tomar cuidado com algumas teorias, alerta Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP):
– Dizem que o Enem acabou com a decoreba, mas os vestibulares também não são assim. O aluno não precisa memorizar todas as fórmulas.
Um dia de provas do Enem concentra um número maior de questões do que a maioria dos concursos. Elas exigem mais reflexão, apesar do curto tempo para respondê-las.
Segundo a professora Martha de Andrade Silva, integrante do comitê do vestibular da Unisinos, os estudantes estão mais insatisfeitos com a falta de tempo do que com o tipo de questão. Ela afirma que a prova é muito semelhante à dos outros processos seletivos, apesar de ser mais cansativa.

Por dentro do exame – O que é o Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e como critério de admissão por cerca de 500 universidades, complementando ou substituindo o vestibular.

Quando: As provas de 2011 serão aplicadas em 22 e 23 de outubro. O período de inscrições já se encerrou.

Onde: O cartão de confirmação da inscrição, enviado pelo correio aos participantes, informa o local e o horário em que se deve comparecer. A informação também pode ser consultada no site do exame.

Horários: As provas começam às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. Quem pediu horário especial (por guardar o sábado, por exemplo) fará a prova após o pôr do sol, mas deve chegar ao local no mesmo horário que os demais inscritos. Até o momento de exame, esse candidato ficará em salas específicas, à espera.

A prova: O exame é constituído de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, ocorrem as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo dia abrange Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O que levar: É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Somente será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Números: 5.366.780 estão inscritos para prestar o Enem 2011. Entre os concluintes do Ensino Médio, 1.224.157 são oriundos de escola pública e 276.465, da rede particular. Em busca do certificado de conclusão do Ensino Médio, foram registradas 545.798 inscrições. Entre as regiões, o Sudeste registrou o maior número de participantes: 1.971.958. A seguir, Nordeste (1.692.830), Sul (667.581), Norte (552.511) e Centro-Oeste (481.900). No Rio Grande do Sul, foram 329.542 inscritos.

Próximas edições: A partir de 2012, o Enem será implementado em, pelo menos, duas edições por ano. No primeiro semestre do ano que vem, as provas ocorrerão nos dias 28 e 29 de abril. A segunda edição deve ocorrer em novembro, devido às eleições municipais, previstas para outubro.

- No site portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores, é possível consultar provas anteriores do Enem, uma boa forma de se preparar para o exame.
Fonte: www.clicrbs.com.br/vestibular

Nenhum comentário: