quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe A e vestibular

Pois é galera, o tema gripe A, além de estar todos os dias nos noticiários chegou aos vestibulares até mais cedo do que se esperava. E aconteceu na prova do vestibular de inverno da UFPel. Notadamente, suas provas sempre trabalham temas atuais, mas dessa vez se superaram! Uma questão quentinha sobre a nova gripe. Será que a UFSM vai inserir, no seu vestibular de janeiro, questões sobre esse tema? Particularmente, já me decepcionei muito, esperando atualidades do vestibular da federal daqui, portanto, não espero mais nada.
Mas, o tema é muito atual, a importância vai além do vestibular, é para a nossa própria sobrevivência. Vou postar pra ti aí a questão. Lá vai!!!

Questão 19

aaaaaQuando os vírus da Influenza de diferentes espécies infectam simultaneamente o mesmo animal (como por exemplo, o suíno), podem reorganizar-se geneticamente e originar uma nova estirpe de vírus, tal como aconteceu atualmente com a emergência deste novo vírus, tal como aconteceu atualmente com a emergência deste novo vírus sugere que ele tem uma combinação de características das gripes suína, aviária e humana. Especificamente, essa combinação não havia sido vista até agora em humanos ou em suínos, e a sua origem é ainda desconhecida. Mas, felizmente, a conclusão inicial é a de que o vírus se espalha mais facilmente entre porcos, e o contágio de humano para humano não é tão freqüente e simples quanto o da gripe comum.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna acessado dia 10/06/2009 às 10:31h)
aaaaaCom base em seus conhecimentos e no texto, é correto afirmar que o vírus Influenza A/H1N1:
a) não é capaz de se reproduzir sem estar dentro de uma célula hospedeira, portanto são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.
b) foi resultado da combinação de DNA de diferentes vírus Influenza encontrados em três espécies animais, por isso pode ser considerado.
c) assim como os demais vírus, é formado somente pelo ácido nucléico (DNA) envolto pela cápsula protéica. Nesse vírus, o ácido nucléico é de origem suína.
d) é um tipo especial de bacteriófago, formado por uma molécula de RNA e o nucleocapsídeo. Por ser um bacteriófago ele tem um maior índice de contaminação.
e) é transmitido principalmente pela ingestão da carne de porco, mal cozida, por isso deve-se evitar esse tipo de alimento neste período de pandemia.

Não é uma questão difícil, a resposta é a letra "a", coisa muito óbvia quando se falam de vírus, pois são parasitas intracelulares obrigatórios. Peço que observem a afirmativa "e", que diz que pode ser transmitido por ingestão de carne suína, assunto muito debatido em todos os meios de comunicação. A questão mostra que além do conhecimento teórico, tu precisa ficar ligado em atualidades. Abraço!

3 comentários:

Anônimo disse...

éé, tenso. Sooor, não so tua aluna nesse semestre :(

Camila disse...

Oi Rosito! Resolvi dar uma passadinha para te parabenizar pelo blog. Abraços.

Camila disse...

Ah! Graças as tuas explicações consegui resolver a questão. Obrigada pelas contribuições sempre oportunas!