quinta-feira, 1 de julho de 2010

Mudanças no vestibular da UFSM são aprovadas

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), reunido desde às 8h30min desta quinta-feira para votar duas sugestões de mudanças no vestibular, aprovou a proposta elaborada pela Pró-Reitoria de Graduação da instituição. A votação ficou empatada em 19 votos 19 e o reitor Felipe Müller deu o voto de minerva, aprovando a sugestão.

O projeto prevê seleção em duas modalidades: seriada e única. As provas, nas duas modalidades, devem ter conteúdos de cada ano do Ensino Médio, divididos em disciplinas. A do primeiro dia, sobre as matérias do 1º ano, e assim por diante. Apenas 20% da nota do Enem entraria na pontuação final do vestibular, e o Peies seria extinto. O vestibular seria descentralizado, com realização em diversas cidades-polo e não só em Santa Maria.

No começo da reunião, o grupo de conselheiros rejeitou o projeto de mudanças na forma de ingresso na universidade apresentado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A sugestão previa uma seleção com duas notas _ 50% da nota do Enem e 50% da nota de uma prova dissertativa _ e foi rejeitada por representantes de professores e funcionários no Cepe.

Conforme a relatora, Clarissa Rolim, a Comissão de Legislação e Normas da Federal recomendou que a proposta seja mais debatida com a comunidade. O Cepe concorda com a comissão. Na prática, isso significa que a proposta não será aplicada neste ano e poderá ser reapresentada pelo DCE para votação em 2011.

A reunião do Cepe começou em clima tranquilo nesta quinta, sem manifestação do DCE. Há uma semana, os estudantes trancaram os corredores e os elevadores da reitoria da UFSM, impedindo que os integrantes do Cepe se reunissem. A intenção era barrar a votação da proposta da reitoria, à qual o DCE é contrário.

Fonte: www.clicrbs.com.br

Nenhum comentário: