quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vestibular: saiba qual a tática do primeiro lugar na UFRGS em 2010

Ricardo Dahmer Tiecher, 18 anos, é a prova de que não há uma fórmula certa para passar no Vestibular. A pouco mais de duas semanas para as provas de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o campeão conta como estudou para passar em Medicina e, mais do que isso, ser o primeiro lugar no Vestibular 2010.

Confiante do que foi aprendido no Colégio Militar, Ricardo fez cursinho cerca de três meses antes das provas e mergulhou nos livros. Parece loucura? Mas funcionou para ele. O jovem reduziu a vida social, o lazer e colocou a cara nos livros para revisar o conteúdo do Ensino Médio. Estudou até a madrugada anterior às provas e ainda deu aquela última olhada antes de cada dia.
– Eu sabia que ia passar – admitiu.
O que ele talvez não soubesse é o quão bom seria seu desempenho. Ricardo teve o escore mais alto entre todos os candidatos do vestibular passado da UFRGS – 798,98 pontos, o tão disputado 1º lugar geral da principal universidade do Estado.

Onde ele foi aprovado
■ Primeiro lugar no Vestibular 2010 da UFRGS. Além disso,passou também na UCPel,na UPF,na PUCRS e na PUCPR.

O que funcionou para Ricardo
■ Estudava no Colégio Militar, que é bem puxado, então não sobrou muita coisa para ver no cursinho. Fiz apenas revisão no fim do ano.
■ No colégio, precisei ler alguns dos livros obrigatórios. Os outros, li resumos, porque as questões
não aprofundam tanto. A pessoa ganha tempo só lendo resumos.
■ Durante o ano, estudei bastante, mas nada massacrante. Não deixei de fazer nada.
■ Fiz vestibular no ano anterior, para Biomedicina, para testar. Isso me deu mais tranquilidade.

No último mês
■ Resolver provas anteriores da UFRGS (fiz até 1998), ou mesmo de outros vestibulares com nível
parecido, foi muito útil. Mesmo as questões que eu acertava, tentava descobrir porque as outras
alternativas estavam erradas. Isso me deu bastante segurança, por identificar o que os vestibulares
cobrariam e que estratégias usariam para te fazer errar.
■ Estudei o que ainda não tinha visto, que não era muita coisa.
■ Acho que é preciso abdicar um pouco do lazer, evitar ir em festas e intensificar os estudos. Tinha aula pela manhã, cursinho à tarde e revisava um pouco à noite. O cara fica até com remorso de sair de casa. Está na hora de começar a estudar em fim de semana, mas sem exageros. Evitar excessos. Não precisa acordar às 7h no domingo para estudar, mas dormir até as 14h já é irresponsabilidade.
■ Nos dias do vestibular, tem gente que diz que é melhor descansar a cabeça. Eu prefiro estudar, pegar meus resumos e dar uma olhada. Fiquei até tarde revisando conteúdos, fórmulas, isso me deu bastante segurança. Sempre tem coisas que você esquece, então dar uma olhada na noite anterior é sempre bom. Tem gente que prefere arejar a cabeça, eu preferi arejar a cabeça depois.
Fonte: Caderno Vestibular, Zero Hora

Nenhum comentário: