terça-feira, 29 de novembro de 2011

PS2 - TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS ENTRE OS PRIMATAS

A vida nas árvores influenciou fortemente a evolução dos primatas. A principal vantagem desse modo de vida era estar a salvo dos carnívoros predadores que viviam no solo. A adaptação à vida arborícola, entretanto, exigiu que os primatas mudassem sua alimentação, que se tornou essencialmente herbívora, constituída de folhas, frutos e sementes, e desenvolvessem a capacidade de se agarrar e se locomover com segurança na copa das árvores. Acredita-se que o sucesso desses animais no ambiente arborícola permitiu-lhes aumentar suas chances de sobrevivência, prolongando assim a duração de seu ciclo de vida. Com isso, eles tiveram mais tempo para cuidar da prole e estabelecer os princípios da vida social, característica importante nos antropozóides em geral e na espécie humana em particular.
• Primeiro dedo oponível;
Os primatas desenvolveram, entre outros atributos, membros superiores extremamente ágeis e habilidosos. Além da cintura escapular, que permite ampla rotação e liberdade de movimentos dos ombros, dos braços, as mãos dos primatas (e, em certas espécies também os pés) são dotadas de grande mobilidade e flexibilidade. Elas são capazes de agarrar objetos com força e precisão graças à presença do primeiro dedo oponível, isto é, em posição que permite aproximar-se frontalmente de qualquer outro dedo, funcionando como uma pinça para agarrar. Essas características permitiram a nossos ancestrais saltar de galho em galho e explorar ativamente o ambiente à procura de alimento. Nos catarrinos, todos os dedos são guarnecidos por unhas, em vez de garras.
• Visão binocular ou estereoscópica;
Outra importante adaptação dos primatas à vida nas árvores é a proximidade entre os olhos, situados na região frontal do crânio, ou seja, na face. Por estarem nessa posição, o dois olhos miram o mesmo objeto com pequena diferença de ângulo visual, o que permite ao cérebro calcular, por triangulação, a distância em que se encontra um objeto. Essa capacidade, denominada visão binocular, ou estereoscópica, foi de fundamental importância para a sobrevivência de nossos ancestrais no ambiente arborícola, onde um salto mal calculado podia ser fatal.
• Vida familiar e cuidado com a prole;
Acredita-se que a vida familiar desempenhou importante papel na evolução dos primatas. Estes são, entre os mamíferos, os que mais tempo dedicam aos cuidados com a prole. A maioria dos primatas tem um único filhote por parto e cuida dele durante longo tempo. A espécie humana, em relação a todos os outros primatas, é a que alcança a maturidade mais tarde. Calcula-se que um ser humano leva cerca de 17 meses após o nascimento para atingir graus de mobilidade e independência equivalentes a um chimpanzé recém-nascido.

2 comentários:

AbeЯinKuLa disse...

Rosito Fodão...

Melhor Professor de Biologia, Graaaaaaaaças a Deus!!!!

Anônimo disse...

Tudo copiado do livro de Biologia